quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ter = Ser

Olá, voltando para tirar a poeira!Final de período é definitivamente complicado...Mas chegaram as férias e vou postar com maior frequência!

Hoje vou falar sobre o "Mito da Publicidade", uma aula que tive na faculdade, muito legal!

De maneira geral, as sociedades tribais equacionam bem produção e consumo, essa relação se dá de forma equilibrada.Já na sociedade de consumo, a nossa sociedade, essa relação acontece de forma diferente: o consumo é subordinado à produção.Isso acontece porque o primeiro tipo de sociedade funciona com base em um sistema de subsistência; já nós, funcionamos com base no comércio, o sistema de geração de excedentes.
É preciso que tenhamos atitudes cientificamente antropológicas no sentido de desnaturalizar a propaganda, entender que o mundo dos anúncios é algo cuidadosamente projetado.Devemos perceber também que o discurso deste tipo de construção tem significação e é o próprio fato social, representa assim um pensamento lógico: o pensamento burguês.
A proposta de uma propaganda, geralmente, é simples: vender, influenciar, aumentar vendas/consumo/lucro, educar e informar.Podemos identificar o profissional dessa área como um vendedor cuja mercadoria é a imagem.Os formatos das peças publicitárias giram em torno de algumas propostas: denunciar a carência da vida real (tudo que se vê no anúncio desperta desejo, pois é aquilo que nos falta ); apresentar mundos idealizados; e por último criar novas necessidades (quantos de nós já não almejaram alguma coisa que nunca pensamos precisar antes?).
Sendo assim, podemos entender a publicidade como mito: uma narrativa que circula em uma sociedade legitimando poderes, mantendo o estado e as ordens pré-estabelecidas e socializando indivíduos
Já o anúncio, pode ser lido como um ritual, no qual o mito é posto em prática.Para tornar a compreensão disso mais fácil, pensem agora nas famílias felizes que tomam o seu farto e saudável café da manhã, todos juntos à mesa, em um dia ensolarado...Em volta da MARGARINA!Pois é, um comercial de margarina é o exemplo mais concreto de ritualização do cotidiano que vem a minha cabeça agora.
Em volta de todo esse trabalho existe também uma aura de magia...Pois a publicidade exerce sobre nós uma atratividade enorme, é como se naquela moldura da narrativa mítica do comercial todas os nossos problemas fossem resolvidos; sendo o grande herói dessa história: o produto.Uma pessoa pode mudar a sua vida se comprar a bebida X, fumar o cigarro Y, vestir a calça Z, usar o perfume A, limpar a casa com o produto B,etc.
A publicidade concretiza então, aquilo que chamamos de :"totemismo"; pois o produto passa a identificar, proteger, resguardar um certo clã, como um totem.No processo de produção o produto passa de algo plural, múltiplo, indistinto e impessoal para algo original, definidor de caráter, único, pessoal e indispensável (tal mudança ocorre quando ele entra no mundo do consumo).Esse produto,então, simboliza algo muito além da sua materialidade, ele representa atitudes, estilos de vida, tipos sociais...Dessa forma, o consumo vai organizando o mundo entre os que têm e os que não têm, os que usam e os que não usam...Vamos nos dividindo de forma passiva, nos deixando distanciar, pois sentimos cada dia mais medo da perigosa abolição de fronteiras entre o mundo do eu e o mundo do outro.Mas fica a pergunta: O que houve com aquilo que somos e aquilo que não somos?



Legenda: "Se o cara que inventou o provador bebesse Skol, ele não seria assim./ Seria assim."

Exemplo emblemático, aqui, vende-se algo além de cerveja, certo?!



post em prol da publicidade do bem =) xo.

5 comentários:

  1. você deveria citar as fontes que dão base aos seus posts. 99% disso aí você não concluiu sozinha.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Se vc tivesse lido o post direitinho perceberia que isso foi uma AULA DA FACULDADE, antes de qualquer coisa este é um espaço p/ trabalhar os conceitos que aprendo.Logo, comentário mal formulado honey.

    ResponderExcluir
  4. Ih mané, vários barraquenhos! rs

    Amiiga, estou te seguindo aqui, me segue também no meu blog, aliás, você vai gostar .. se puder, divulgue aqui depois!

    Beijãão!

    ResponderExcluir
  5. Post sensacional e verdadeiríssimo. Tá aprendendo muito bem a matéria Ju, excelente aluna de aluna e de vida =)

    ResponderExcluir