terça-feira, 13 de abril de 2010

Idéias a mil!

Olá!

Mais um longo período de ausência antes do último post...vou tentar mudar isso.Mas eu espero que coisas realmente interessantes me ocorram antes de vir escrever aqui, pra não virar bla bla bla.

Bom, vamos aos pensamentos do dia:

Na aula de introdução do jornalismo cada vez mais coisas inquietantes me são apresentadas.Estamos analisando um texto de Bill Kovach e Tom Rosenstiel, "Jornalismo, o que os jornalistas devem saber e o público exigir".É maravilhoso, muito bom mesmo!Explica alguns termos técnicos importantes, mas o que realmente me chamou atenção foi o debate que ele trava ao longo d todo texto...O conflito pelo qual o jornalismo atual passa: Jornalismo democrático X Jornalismo comercial...Dos anos 70 pra cá cresceu muito esse segundo tipo...Saindo da mente inocente d uma simples consumidora de notícias e entrando na parte acadêmica dos estudos, compreendi que de fato, todos os jornais tem as suas diretrizes: as pessoas que deixam claras as tendências e ideologias que este meio representa, através de manuais.O jornal O Globo, por exemplo...é extremamente conservador, e ainda mantém postura semelhante a de um jornal que era a voz da ditadura, acreditem!É incrível que as pessoas tenham esquecido esse histórico!Bom, não tenho calão para criticar ninguém, mas de fato...nada é por acaso!
Outra questão que vimos em aula foi a espetacularização das notícias, vide "A sociedade do espetáculo", de Guy Debord.Todos devem ter tido a mesma impressão que eu nessa semana, com essa tragédia da chuva.No final do dia eu chegava a estar deprimida, murcha de tanta tristeza...A exposição do sofrimento das pessoas era absurdo!Não estou falando pra ninguém esconder as dimensões das tragédias, que de fato era enorme!Mas aquele dramalhão se tornou diário!Desnecessário!Ao invés de expor as pessoas e ganhar dinheiro em cima disso, podiam fazer matérias profundas, sobre as reais causas de toda essa desordem, fazer o real jornalismo investigativo, que trabalha em prol da população, em defesa d seus interesses!Todos nos sabíamas que as pessoas estavam sofrendo, mas achei que a cobertura que foi feita foi cansativa, massante.
Bom, na aula de jornalismo foi isso...mas a de publicidade realmente mecheu comigo hoje.
Vimos um documentário, chamado "Criança, a alma do negócio".Nossa, sai da aula triste, confusa...O filme é muito bom, mostra a realidade da propaganda no Brasil.Enquanto nos países europeus, por exemplo, a propaganda para o público infantil sofre restrições extremas (pois este ainda não tem capacidade de discernir o bom do ruim, ainda estão em estado de formação de caráter, são extremamente influenciáveis), como não interromper os desenhos e passar no horário de menor audiência; aqui no brasil não há nada significativo sobre isso!De Setembro de 2008 pra cá, o CONAR (órgão de auto-regulação da publicidade) fez algumas modificações, mas nada muito significativo.Não é por menos que as nossas crianças são aquelas que passam mais tempo em frente a TV.É realmente um absurdo...Os comerciais são extremamente agressivos, criando um mundo de fantasia, no qual os pais se tornam os que negam a sua felicidade, por não comprar os produtos...No qual não há distinção entre pobres/ricos, criando uma certa frustação.Dessa forma as crianças não brincam mais nas ruas, só querem saber de videogames, celulares, shoppings, tv.Isso afeta principalmente as meninas, que fazem as unhas, os cabelos e filhos...cada vez mais cedo.
Bom...isso me fez pensar muito se quero fazer publicidade.Como tudo na vida, tem o seu lado bom e o ruim; a comunicação, de fato, tem um poder d influência muito forte sobre as pessoas, tanto para o mal quanto para o bem.Tenho até o 3° período pra resolver...Por outro lado, esse filme me deu mais gana ainda de cursar tal habilitação, pois fiquei com vontade de mudar toda essa situação e revolucionar o modo de fazer publicidade, publicidade para o bem!Não só bem p o bolso do cliente, mas também p/ o bem da sociedade, através da sua conscientização, como um todo.
Durante todo o dia vi coisas ruins que circulam pro ai, saídas das mãos de profissionais de comunicação que se venderam as grandes corporações, perderam completamente a essência da profissão...

Um dia de muitas reflexões, no próximo post comento a edição de "Carta Capital" que estou lendo...está demais!Muitos opiniões a dar em cima das matérias.
Essa coisa de estar na faculdade é o desabrochar mesmo, estou tendo contato com professores tão maravilhosos e que me deixam tão inquieta que é difícil até de explicar, é quase uma angústia, coisa física mesmo!Sinto que saí dessa inércia que grande parte da sociedade vive.Não me colocando numa posição superior, mas sim num estado de transcendência, de descoberta pessoal q me faz querer cada dia mais fugir do caminho do resto do rebanho.É um caminho loongo e cheio de buracos, mas que eu espero que valham a pena!A inquietude é de fato uma virtude, já dizia o professor de História do Pensamento, uma disciplina fascinante também...

Boa noite! +)

3 comentários:

  1. Júlia :) adorei teu blog! Vi o link no orkut e vim ver do q se tratava. Certeza que vou acompanhar daqui pra frente pra sentir um pouco mais desse clima de faculdade de comunicação hahaha

    boa sorte ai nas suas escolhas! Beijoss

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  2. Juuu, já te disse que vc escreve super bem?!

    Inquietações são normais... pior seria se vc não se sentisse angustiada com o fato da publicidade ser usada como uma má influência nas pessoas. O problema maior nisso é que se as pessoas são influenciadas, é porque elas não tem consciência própria.

    Enfim... sucesso pra vc e boa sorte para mudar o mundo da publicidade!!! Tenho certeza de que vc fará a diferença nele!!

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  3. sou aluna do sexto período e posso te garantir que como vc, eu tb ja me questionei sobre a publicidade "do bem" e etc.
    meu blog é o www.justlikeatatoo.blogspot.com
    acho que vc vai se identificar com alguns textos que escrevi lá.
    .
    até logo,
    Carla Vilardi

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