Demorei, mas voltei.Vou aproveitar esse vácuo entre a maratona de trabalhos/provas pra atualizar, pq depois vai complicar.
Hoje apresentamos o trabalho de publicidade, foi realmente muito legal!Apesar de termos terminado bem em cima da hora...Entrevistei crianças de classes sociais diferentes e seus respectivos responsáveis sobre a propaganda infantil; através da apresentação de uma amostra desse tipo de produção fomos fazendo perguntas.Os vídeos de todos os grupos ficaram incríveis, crianças realmente são uma caixinha de surpresas, cada uma mais divertida que a outra.
Bom, o assunto que queria trazer hoje era o "Culture Jamming", a paródia das peças publicitárias.Mais do que uma simples paródia, o culture gira em torno de todo um movimento, que surgiu nos anos 80, em reação a agressividade da publicidade em espaço público.As pessoas queriam reasgatar seus direitos de resposta sobre as peças que nunca pediram p ver,acabar com o canal unilateral que foi construído; queriam de volta o direito de se opor a propriedade de mídia, que era enxergada como uma desvalorização da livre expressão.Os próprios praticantes da arte descrevem suas obras não como uma inversão das mensagens publicitárias, e sim como a radicalização destas.A maneira de se materializar essa arte varia, é, na verdade, uma mistura de grafite, de arte moderna, filosofia punk e readu-made.
Dentro do Culture Jamming existe uma outra corrente, o chamado "détournament", que consiste em uma mensagem arrancado de seu contexto, e dessa forma cria-se um novo significado...Além dessa também temos os "adbusters", instrumento de registro da desaprovação de jovens militantes em relação as multinacionais, que, na sua visão, assediam agressivamente os compradores.Os adeptos dessa, "corrente", lutam contra as idéias do controle corporativo, eles lutam para dissolver essa cultura.
Hoje em dia todas essas reações podem se concretizar de forma muito mais contundente, isso acontece graças a tecnologia gráfica.O que antes era feito de forma amadora, com tinta jet, agora é feito através da computação.
De maneira geral, as empresas não costumas reagir ao "jamming", isso porque acreditam não ser bom p/ marca se envolverem em ações judiciais e coisas do tipo.Outros, conseguem até se beneficiar disso...Um exemplo extremamente real são as camisas que vemos circulando em pessoas pelas ruas, com logos parodiados.Além de gerar o humor, qm vê essas camisas logo é levado a associar com o logo tradicional; e assim, as corporações também introjetaram a brincadeira como uma oportunidade de ressurgir.
Um marco dessas tendências ocorreu no final dos anos 90, quando começaram a se espalhar as propagandas...nos banheiros!Isso feriu de tal forma o senso de privacidade das pessoas, principalmente dos universitários, que aconteceu uma revolução.Por ser um lugar fechado, responder a intromissão era muito simples, simples como sacar canetas e liquid-papers do bolso.Os publicitários responsáveis por essas ações acharam que, como o mercado já era bombardeado com muitos estímulos, mais um não faria diferença; porém o que aconteceu foi a total saturação.Formaram-se assim, mais movimentos anti-corporativos.
É isso, o assunto é bem extenso, mas muito divertido.
Seguem alguns exemplos bens divertidos:


Enjoy!
Juuuu, primeira vez que eu vim aqui, adorei a ideia, pra sua futura carreira tá mais do que no caminho certo ;)
ResponderExcluirNão li tudo porque to meio corrida, mas prometo que voltarei mais vezes, ok?
Beijo ^^