"Il Trovadore" é uma ópera de Giuseppe Verdi.Essa obra é parte da "trilogia verdiana", que inclui também "Rigolleto" e "La Traviata".O primeira espetáculo aconteceu em Roma, no Teatro Apollo, no ano de 1853, baseado no romance "El Trobador" de Antonio Garia Gutierrez.
Eu fui assistir ontem esse espetáculo no Theatro Municipal o qual, 80.000 folhas de ouro 23 quilates e 900 dias depois do início das obras, ficou pronto, está lindo!
Bom, achei que mais construtivo do que falar sobre a trama da Ópera seria investigar a própria construção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.Que começa assim...
O cenário cultural do século XIX era, por si só, efervescente, porém o Rio de Janeiro, como capital do país, ainda não tinha uma casa de espetáculos bem estruturada para comportar as novidades que surgiam.Foi quando em 1894 (5 anos após a Proclamação da República) Arthur Azevedo, autor de peças teatrais, lançou a campanha para construção de uma casa de espetáculos municipal, para servir de palco para sua Companhia de atores(criado nos moldes das comédias francesas).Porém, o resultado dessa campanha foi bem diferente do esperado, o que se conseguiu foi apenas a criação de uma Lei Municipal;lei essa que determinava,inclusive, a cobrança de uma taxa de imposto para o financiamento das obras, sabe-se hoje que essa verba nunca foi usada para tal finalidade...Intrigante não?!
Foi então que os interesses políticos,efervescências republicanas e modismos trouxeram , como uma onda "Belle Èpoque" , o projeto do teatro de volta a vida, no início do século XX.Seguindo os moldes das capitais européias, o então Prefeito da cidade, Pereira Passos, construiu avenidas (Rio Branco), derrubou cortiços (consolidou a periferização) e transformou o Rio de Janeiro em um verdadeiro "Boulevard".
Para a escolha do projeto que viria a dar origem ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro fez-se um concurso, cujo vencedor foi Francisco de Oliveira Passos (filho do prefeito?! ).Contando agora com a colaboração de Albert Guilbert e inspirações na arquitetura da Ópera de Paris ( de Charles Garnier) a obra foi iniciada em 1905.
As primeiras vigas de madeira foram fixadas sobre um lençol freático, e a parte artística ficou a cargo de grandes nomes como Eliseu Visconti,Rodolfo Amoedo e Bernadelli....E finalmente no dia 14/07/1909 ocorreu a inauguração do Theatro.
De 101 anos para cá a estrutura já sofreu vários processos de restauração, devido a infiltrações; necessidade de aumento de capacidade; tecnização de mecanismos;deteriorizações e etc.
Hoje , o que nos resta é aproveitar a construção tão graciosa que é o Theatro para desfrutar das mais variadas e ricas obras culturais, seja a dança, a música...Agora, cá para nós, onde será que foi parar o dinheiro das taxas?E será que o melhor projeto era mesmo o do filho do prefeito?E será que construir em cima de um lençol freático não foi um fator que agravou a deteriorização da estrutura/trouxe degradação ambiental??Bom, essas são questões que não há reforma que responda...
O Theatro nos seus primórdios e o "Boulevard" de Pereira Passos.
Boa noite a todos :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário