quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Carnaval sem fim"

Oláa!
Tenho elaborado um post sobre expressão corporal que vai ficar bem legal, mas ainda estou sem o material da aula, e não quero correr o risco de passar conceitos que não sejam 100% corretos.
Mas hoje vou colocar aqui uma pequena redação minha que foi selecionada no projeto de 2008, do CAp UERJ; achei bem adequada pra esse clima de exaltação nacional de Copa, Olimpíadas e tudo mais...


"Já dizia a música de Gilberto Gil que "o Rio de Janeiro continua lindo".Mas será que algum de nós, habitantes dessa grande cidade, já paramos para analisar essa afirmação?

Nas ruas encontramos pessoas desabrigadas, poluição visual e sonora, depredação do patrimônio público, entre outros absurdos.Na correria do dia-a-dia, passam despercebidas a pobreza, a desigualdade, a fome e a desordem que está bem na frente de nossos olhos.Esses problemas estão sujeitos ao esquecimento e a uma consequente banalização.Isso os torna cada vez menos importantes para nós, trabalhadores "sempre ocupados demais".

A cidade do Rio de Janeiro é exposta em cartões postais e admirada por milhões de pessoas em todo mundo.Mas e o Rio de Janeiro dos cariocas, aqueles que vivem e trabalham aqui, vêem?Como ele é?Como nos sentimentos em relação a ele?

Praias, florestas e mulatas definitivamente não fazem parte do cotidiano de todo trabalhador.Deixar que essa imagem carnavalesca, ilusória e banal se concretize não mudará o caos em que vivemos.

O Rio de Janeiro não continua lindo e, para que ele volte algum dia a ser como imaginamos que era, é necessário fugir do caminho da desleixada aceitação.Precisamos abrir os olhos para essa dura realidade a fim de reconstruí-la, de modo a fazer com que a magia não se desmanche ao fim dessa extensa Sapucaí que é a vida."






Hope you like it, xo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário